Expressões artísticas pré-históricas

Por Alex Torres   

   Podemos considerar como arte pré-histórica, toda a manifestação da mesma que antecede a escrita e as primeiras civilizações. uma das principais características desse período denominava-se "Pragmatismo", ou seja, a arte era produzida com uma finalidade, seja ela: material, cotidiana ou religiosa. Dessa maneira, podemos dividir a arte em três tipos, Arquitetura, Artesanato e por ultimo, mas não menos importante, as famosas pinturas rupestres.
   Outro fator de suma importância quando falamos de arte, são as passagens dos períodos pré-históricos e sua respectivas características e localizações, por exemplo: As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália, aproximadamente em 25000 a.C., portanto no período paleolítico. Na França encontramos o maior número de obras pré históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Chauvet, Lascaux e Niaux.
Como dito anteriormente, é possível dividir a pré-história em períodos, para que possamos compreender melhor toda essa passagem cronológica. Sendo assim, são denominados como Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idades dos Metais.

Paleolítico

   A principal característica dos desenhos desse período é o naturalismo. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. Essas pinturas tinha como objetivo, vislumbrar a caça desejada pelos homens no dia seguinte, como forma de ritual ou superstição. Acredita-se que os materiais mais usados como tinta para as pinturas rupestres foram sangue, argila, excrementos humanos, látex de plantas, gordura e clara de ovos de animais. A cor era obtida misturando-se o pó de rochas, com destaque para o óxido de ferro, que tem a coloração vermelho-alaranjada.

                                                         
    Além das pinturas, eles produziram algumas peças de artesanato bastante simples. Vestiam-se de peles e couros de animais que conseguiam abater com suas armas rudimentares.
   Outra questão bastante curiosa no período paleolítico eram as esculturas, essas em sua grande maioria voltadas ao corpo feminino. Nessa época, acredita-se que a forma adotada por esses homens primitivos com relação a mulher, tinha por finalidade a representação da "Vênus", em um padrão de beleza que foge bastante do atual,  com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.             
                                             

Mesolítico

   O período Mesolítico ou Idade Média da Pedra só existiu em algumas regiões do mundo onde não houve transição direta entre os períodos Paleolítico e Neolítico, pois a evolução histórica se deu diferente em determinadas regiões.
   Dentre essa breve passagem, podemos destacar as armas, como arco e flecha, por exemplo. essas armas eram produzidas através de todo um trabalho manual, que consistia em madeira, tendões de animais e micrólitos de variadas formas geométricas. Também utilizavam flechas manufaturadas inteiramente em osso, em corno ou em madeira.
                                              
                          
 Neolítico
   O termo Neolítico foi adotado porque as armas e os instrumentos de pedra passaram a ser feitos então pelo método de polimento mediante atrito, ao invés da fratura e separação de lascas, como nos períodos anteriores. Por isso, também é chamada de Idade da Pedra Polida.
   Devido a outros fatores importantes, entre eles, a divisão do trabalho, o homem neolítico conseguiu desenvolver a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo, com trabalhos que são reconhecidos até os dias atuais, como o templo de Ggantija, na Ilha de Malta e os menires de Carnac, na França. Dessa maneira, o homem passou a ser sedentário, fixando-se a terra, criando as primeiras aldeias e cidades. 
                                             
                                                                                                       
   Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto, pois armazenava e transportava os grãos excedentes da agricultura. Na mesma época em que se inventou a cerâmica, o homem conheceu os metais.
Técnicas adotadas na idade da pedra polida:
- Técnica de tecer panos;
- Fabricação de cerâmicas;
- Arquitetura: construção das primeiras casas;
- Técnicas para a produção do fogo;
- Trabalho com metais.

Idade dos Metais

   A idade dos metais já surge com um dos maiores avanços para a história da humanidade, que foi o surgimento da metalurgia, podendo assim, fabricar diversos utensílios com metais, como ferramentas, armas e utensílios para a comunidade. com o descobrimento do cobre e da possibilidade de transformar esse em Bronze, surge as primeiras armaduras, espadas, ferramentas, fazendo com que assim, o homem soubesse cada vez mais lidar com o ferro.
                               

                                                    


   Vale Ressaltar também, que foi nesse mesmo período no qual o homem inventou a roda, o arado de bois, e também houveram o que futuramente seriam classificados como o primeiro registro da escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicina na Pré-história

Roupagens pré-históricas - Mascaras

Períodos pré-históricos